Atleta da Seleção Brasileira e da Fran TT volta aos treinos, em São Paulo

O tênis de mesa paralímpico é uma das únicas modalidades esportivas que já retomaram os treinamentos, aqui no Brasil. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, a rotina de treinos segue forte apenas para atletas que já garantiram as suas vagas aos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.

A mesatenista Danielle Rauen, integrante da Seleção Brasileira e atleta da equipe piracicabana Fran TT/Café Morro Grande/Selam é uma dessas atletas que voltaram aos treinos, no CT da capital paulista.

Em entrevista realizada no início desta semana, Danielle Rauen falou da paralisação da modalidade devido ao Coronavírus, as novas medidas de segurança e o retorno aos treinamentos:

Para uma atleta de alto rendimento, qual a maior dificuldade a ser superada no período da pandemia, quando todas as atividades esportivas estiveram paralisadas?

Acredito que o desafio era manter a motivação diária com treinamento físico em casa com exercícios específicos para prevenir lesões e o trabalho com a parte mental.

Como você encara essa nova realidade com a propagação do novo vírus?

Quero acreditar que o pior já passou e hoje as coisas já estão um pouco melhores. O retorno dos treinos em São Paulo nos deu uma motivação diferente, mas sigo me cuidando da melhor forma possível, seguindo as instruções de higienização e distanciamento social.

Como você avalia a decisão de adiar os Jogos de Tóquio para 2021?

A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi a melhor para todos os países e os atletas classificados para essa importante competição mundial. Não teríamos o foco suficiente para competir enquanto pessoas ao redor do planeta ainda sofrem com a propagação da pandemia.

Neste ano de 2020, ainda durante a pandemia, você tem algum compromisso oficial agendado?

Todos os compromissos estão cancelados para o ano de 2020. As competições oficiais retornam apenas em 2021.

E quanto às expectativas para os Jogos de Tóquio 2021?

Eu voltei muito bem aos treinamentos depois da quarentena e acredito na evolução de meu jogo para conseguir chegar da melhor forma possível aos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Eu sei que os jogos serão difíceis, mas estou trabalhando para entrar 100% já a partir de meu primeiro compromisso neste torneio. Estou muito confiante e quero honrar mais essa minha participação histórica como representante de meu país.

Para uma atleta que detém a oitava posição do ranking mundial de sua categoria, qual seria o seu conselho para quem está começando a buscar o alto rendimento no tênis de mesa?

O melhor caminho é persistir e buscar os seus objetivos, valorizando a família e o apoio pessoas que estão próximas a você. Mesmo sendo um esporte individual, sei que não conquistei nada sozinha e hoje dou muito valor a toda essa trajetória.  Persista ao lado das pessoas que você ama o ajudam a alcançar os seus sonhos!

Crédito fotos: Fran TT Training Center
Legenda fotos: Danielle Rauen
Assessoria de Imprensa
Fran TT Training Center /Café Morro Grande/Selam
Jornalista Edilson Rodrigues de Morais, Mtb 26.319
(19) 99706.1570 – er-morais@uol.com.br